A importância da Educação Ambiental na formação de crianças e jovens
A atual era globalizada é marcada pela cultura de mercado e de consumo, e isso impacta diretamente em como a sociedade se relaciona com o meio ambiente.
A exploração dos recursos naturais para atender as demandas desse mercado gera inúmeros problemas ambientais, entre eles a devastação de florestas, poluição das águas e do ar. Por isso, torna-se cada vez mais urgente a conscientização a respeito da forma como agimos no mundo e de como utilizamos os recursos naturais.
Apenas 1,3% do lixo plástico gerado no Brasil é reciclado. Dados de WWF Brasil. Créditos: @Freepik
A Educação ambiental é uma questão social, ou seja, que envolve toda a sociedade e todas as pessoas que a compõe. A escola contribui diretamente, e de forma substancial, na formação de cidadãos conscientes e capazes de transformar a sociedade em um lugar melhor para viver. Por essa razão, é importante que a Educação Ambiental seja incorporada às práticas didáticas do professor em sala de aula. Segundo a Agenda 21 da ONU, no capítulo 25:
É imperioso que a juventude de todas as partes do mundo participe ativamente em todos os níveis pertinentes dos processos de tomada de decisões, pois eles afetam sua vida atual e têm repercussões em seu futuro. Além de sua contribuição intelectual e capacidade de mobilizar apoio, os jovens trazem perspectivas peculiares que devem ser levadas em consideração. (Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/ . Acesso em 07 maio 2023).
A BNCC dá grande destaque à Educação Ambiental, elevando-a à Competência Geral da Educação:
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. (BRASIL, 2018, p. 9).
A competência 7 trata desse cuidado com o outro, consigo e com o meio ambiente, revelando que a nossa interação deve ser harmônica, empática, tolerante, colocando seres humanos e natureza no mesmo nível e em uma situação de interdependência: física e emocional.
Na escola, os estudantes têm a oportunidade de experimentar situações de aprendizagem que os preparam para a vida em sociedade, e o professor deve mediar essas atividades com segurança e autonomia.
A educação ambiental é um direito garantido por lei desde 1999. Créditos: Freepik.
Além disso, a Educação Ambiental é um direito garantido por lei aos estudantes desde 1999, com a sanção da lei Nº 9.795, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Nesse documento, são apresentados os sete objetivos da educação ambiental:
I. o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
II. a garantia de democratização das informações ambientais;
III. o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
IV. o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
V. o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
VI. o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
VII. o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.
LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 07 maio 2023.
Diante dessa perspectiva de Educação Ambiental, a Coleção Jovem Transformador, publicada pela Studio Plural Editora, surge como um apoio didático para introduzir e desenvolver temas relevantes e urgentes relacionados ao meio ambiente, mobilizados de forma lúdica, criativa e com base científica. Nela, observa-se as questões ambientais do âmbito local ao global, bem como vincula-se este estudo à questões de ética, cidadania, de cultura etc.
A coleção pretende despertar nas crianças a força transformadora da realidade social para mudar a história. Muito se fala que o planeta pode não suportar os impactos devastadores das ações humanas, e é nessa direção que a Coleção Jovem Transformador caminha: sentido à mudança de práticas e de ações, formando adultos conscientes e responsáveis, que se sentem parte da natureza e que reconhecem sua sobrevivência como algo que depende dela.
Acesse o link e saiba mais sobre a Coleção Jovem Transformador.