Hora da leitura: dicas para preparar um bom ambiente para ler com as crianças
A motivação para a leitura é construída por meio da rotina leitora e de um ambiente acolhedor, com base em elementos que possibilitem experiências positivas para crianças e adultos (professores e responsáveis).
Principalmente para as crianças, é fundamental que esse seja um momento instigante. Alguns rituais fazem parte da construção desse tempo tão especial, durante o qual a imaginação se abrirá. Essa é uma atividade que propõe o trabalho com o novo e o inesperado, estimulando comportamentos leitores e de respeito a si mesmo, aos outros e ao ambiente em que vive. Veja algumas dicas:
• Antes de iniciar leituras ou estudos, faça um alongamento com a criança: esticar braços e pernas, mexer o pescoço, tocar o “céu” e o chão. Esses são alguns exemplos de movimentos que facilitam a concentração durante a leitura.
• Defina, com a participação da criança, como será feita a leitura: em roda, com almofadas, nas carteiras. É importante que ela participe dessa escolha para melhor compreensão de um ambiente democrático. Por isso, procure diferentes espaços nos quais poderão ser realizadas as atividades de leitura.
• Proponha que a leitura seja feita de forma compartilhada, para que a criança desenvolva a capacidade de se expressar melhor, de assimilar o vocabulário (incentive o uso do dicionário) e os conceitos mais complexos.
• Durante a leitura, ou ao final dela, faça e/ou responda perguntas; converse sobre os temas que foram abordados; pergunte quais informações são novas e quais a criança já conhecia, e instigue outras questões.